Novo site do iPhD celebra tradição de pesquisa em Fotônica na Unicamp

Novo site do iPhD celebra tradição de pesquisa em Fotônica na Unicamp

Página disponível na internet veicula informações sobre a pesquisa em comunicação óptica, para atender à comunidade e públicos especializados

Sala do laboratório Photonicamp, um dos centros de pesquisa do projeto iPhD

As atividades do projeto temático em Dispositivos Fotônicos Integrados, parceria entre a Unicamp e a Universidade Mackenzie, financiada via Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), estão disponíveis para consulta via internet, com o lançamento do novo site. A iniciativa visa a ser um canal de comunicação com a sociedade e com os diferentes públicos da comunidade científica, sobretudo em Fotônica,  dispositivos ópticos integrados e funcionais e optoeletrônica, temas nos quais a Unicamp tem uma tradição de pesquisa. Foi nesta Universidade que se fabricou um dos primeiros lasers para telecomunicação por fibra ópticas do mundo, e o primeiro do Hemisfério Sul.

O pesquisador responsável, professor Newton Frateschi, explica que os estudos no iPhD abrangem motivos de interesse social, desde os mais recentes desenvolvimentos na ciência até a aplicação real e viável de novas tecnologias. “Sendo assim, é importante que os resultados do nosso grupo sejam compartilhados de forma eficiente com a comunidade e, esta é uma das expectativas para o novo site, que leve ao grande público temas importantes que se articulam ao universo científico e tecnológico”, assinala o professor. 

Adicionalmente, Frateschi destaca a possibilidade de potencializar as parcerias com o setor empresarial, uma vez que o iPhD se volta à investigação de dispositivos ópticos integrados, estudo e desenvolvimentos que se mostram de grande relevância diante do contexto do fluxo de dados nas novas dinâmicas da comunicação via internet. “Temos condição de estruturar parcerias tanto com grandes corporações, quanto com startups de hardware, que podem se beneficiar de uma estrutura laboratorial única e um corpo de pesquisadores de classe mundial”, explica o docente.

Outra frente importante amplificada pelo lançamento do site é o de prospecção de colaborações científicas, além da divulgação de oportunidades para novos alunos e pesquisadores. “Somos um time que trabalha em conexão com diversos grupos de pesquisa internacionais. Buscamos profissionais de destaque em todo o mundo em chamadas para compor o nosso grupo de pesquisa ou colaborar conosco em parcerias científicas”, destaca Frateschi.

Conheça os recursos

A página contempla as informações centrais sobre as atividades do iPhD, tais como um detalhamento da estrutura da pesquisa, entrevistas em vídeo com professores responsáveis, novos contratos de negócios e de vagas para alunos e pesquisadores, links para artigos e convites para eventos. Na aba “Team” estão disponíveis informações sobre cada um dos pesquisadores ativos no projeto, bem como a sua trajetória profissional e atuação dentro do iPhD. O visitante também pode entrar em contato com o grupo por meio da seção do “Fale Conosco”.

Além dos conteúdos fixos e das abas específicas, haverá a publicação de notícias associadas ao projeto, com atualização periódica. Neste espaço, o público poderá acompanhar as atividades e os novos desenvolvimentos da pesquisa. “O site foi pensado para se tornar nosso canal de comunicação, que possa, de fato, aumentar a divulgação de nossas pesquisas de maior impacto para a sociedade e para o mundo corporativo”, explica Frateschi.

Para saber mais, acesse a página e acompanhe o projeto também nas redes sociais de nossos parceiros – Instituto de Física Gleb Wataghin e Unicamp..

Carolina Goetten

Carolina Goetten has Master Degree in Language and Technology and a scholarship in Media and Science at iPhD research project.